Aula 1 - introdução

Aula 1 - introdução

Neste slide, resumi os prinicpais tópicos a serem estudados sobre a história da contabilidade.

F01a7ab89853779884d68e80380b6254?s=128

José Alberto

August 23, 2017
Tweet

Transcript

  1. Contabilidade Introdução à contabilidade

  2. EEEFM João Úrsulo Segundo o novo dicionário aurélio, contabilidade define-se

    como: (do it. contabilitá). Ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro dos atos e fatos de uma administração econômica. 2. Disciplina autônoma que estuda e desenvolve as técnicas de apropriação, registro, exposição e liquidação, em termos de moerda, das operações, negócios ou transações das aziendas.
  3. EEEFM João Úrsulo A contabilidade na história As origens da

    contabilidade remontam à antiguidade. Não há certeza de como se deu a evolução do processo contábil, mas pode-se afirmar que antes da era cristã os chineses já utilizavam sistemas de registro contábeis, orçamentos e auditoria para administrar as atividades governamentais.
  4. EEEFM João Úrsulo A contabilidade na história Nas civilizações Nas

    civilizações egípcia e grega egípcia e grega Nas civilizações egípcia e grega, também foram utilizados sistemas contábeis e de auditoria no âmbito da aadministração pública. Tendo em conta que os romanos utilizavam-se de placas de cera para efeturar os registros contábeis, muitas informações se perdaram, pois o material não resistiu ao tempo. A literatura romana, no entanto, demonstram indícios de que o sistema de “partidas dobradas” (registro das operações pelos seus dois aspectos básicos, ou seja, origem e aplicação de recursos) já era conhecido e utilizado por essa civilização.
  5. EEEFM João Úrsulo Na idade média a atividade comercial e

    industrial se intensificou, porém somente os bancos detinham sistemas completos de registros contábeis que resultaram na produção do método das “partidas dobradas”, que até hoje serve de base para a contabilidade. Através dessa metodologia, que até hoje serve de base para a contabilidade, as transações realizadas por uma empresa são decompostas em dois elementos básicos: (1) origem dos recuros; e (2) aplicação dos recursos
  6. No século XVIII, considera­se que a contabilidade deu importante contribuição

    para o nascimento do capitalismo, pois serviu como instrumento para a avaliação do capita e do resultado das primeiras empresas no novo ambiente econômico. A contabilidade passa, desse ponto em diante, a medir os resultados empresariais em períodos anuais, uma vez que as empresas não constituíam mais aventuras isoladas, mas empreendimentos sem prazo definido para se encerrarem.