como: (do it. contabilitá). Ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro dos atos e fatos de uma administração econômica. 2. Disciplina autônoma que estuda e desenvolve as técnicas de apropriação, registro, exposição e liquidação, em termos de moerda, das operações, negócios ou transações das aziendas.
contabilidade remontam à antiguidade. Não há certeza de como se deu a evolução do processo contábil, mas pode-se afirmar que antes da era cristã os chineses já utilizavam sistemas de registro contábeis, orçamentos e auditoria para administrar as atividades governamentais.
civilizações egípcia e grega egípcia e grega Nas civilizações egípcia e grega, também foram utilizados sistemas contábeis e de auditoria no âmbito da aadministração pública. Tendo em conta que os romanos utilizavam-se de placas de cera para efeturar os registros contábeis, muitas informações se perdaram, pois o material não resistiu ao tempo. A literatura romana, no entanto, demonstram indícios de que o sistema de “partidas dobradas” (registro das operações pelos seus dois aspectos básicos, ou seja, origem e aplicação de recursos) já era conhecido e utilizado por essa civilização.
industrial se intensificou, porém somente os bancos detinham sistemas completos de registros contábeis que resultaram na produção do método das “partidas dobradas”, que até hoje serve de base para a contabilidade. Através dessa metodologia, que até hoje serve de base para a contabilidade, as transações realizadas por uma empresa são decompostas em dois elementos básicos: (1) origem dos recuros; e (2) aplicação dos recursos
para o nascimento do capitalismo, pois serviu como instrumento para a avaliação do capita e do resultado das primeiras empresas no novo ambiente econômico. A contabilidade passa, desse ponto em diante, a medir os resultados empresariais em períodos anuais, uma vez que as empresas não constituíam mais aventuras isoladas, mas empreendimentos sem prazo definido para se encerrarem.