um número finito de passos quando o número é uma potência negativa de 2 ou uma soma de potências negativas de 2. Em todos os outros casos, a representação do número racional, na base 2, é uma seqüência periódica – uma “bí”zima periódica
vírgula geram bízimas periódicas na base 2: Surfista! Construa um programa Python que recebe um número entre zero e um, escrito na base 10, com apenas uma casa decimal após a vírgula, e o converta para a base dois. 0.0 0.1 0.2 0.3 0.4 0.5 0.6 0.7 0.8 0.9
quantas casas decimais?” Em matemática: qual o valor de k para o qual 10 = 224 Resolvendo a equação acima encontramos = 24 ∗ 10 (2) = 24 ∗ 0.301030 = 7.224719 ≅ 7 Continuo não entendendo!
estimará também os erros absoluto e relativo propagados por f em a partir de () e Eps. Finalmente exibirá os gráficos da f e da reta tangente ao gráfico de f por numa pequena vizinhança de e a propagação de uma perturbação ∆. Nosso programa receberá o valor de , a expressão () da função f e a expressão de sua derivada ().
para o fato que, na grande maioria dos exemplos, as escalas vertical e horizontal diferirem em várias ordens de grandeza. Confiram! Não há como fazer diferente. Atenção! Atenção! Atenção!
reside na possibilidade de computar com eles. “C’est la raison d’etre” dos computadores. Como se comportarão as operações algébricas perante tais erros?
ℂ com as operações de adição + e multiplicação ∙ constituem estruturas algébricas com propriedades os tornam um corpo. Em outras palavras, são grupos abelianos para a adição e a multiplicação (tirando o 0) e que satisfazem também a distributividade da multiplicação sobre a adição.
zero, 0. Quando é a multiplicação a identidade é o 1. Na multiplicação de matrizes é a matriz identidade I. Na composição de funções, é a função identidade, : → .
é, para quaisquer , , ∈ ℚ, ℝ valem as afirmações: • > ⟹ + > + • > 0 > 0 ⟹ > 0 Aliás, não existe uma relação de ordem natural em ℂ. Não há como dizer que um número complexo é maior que outro.
limitado superiormente de ℝ possui um supremo”. É ele quer possibilita falarmos em continuidade, derivadas, integrais, ... Todo o Cálculo Diferencial e Integral.
X. Por quê? Só para descobrir se você estava atento! Imagine, p/ex., X como as aproximações decimais por falta para 2: = { 1.4, 1.41, 1.414, 1.4142, … }
1/, de ∈ ℝ temos que resolver os problemas inversos: • Qual ∈ ℝ satisfaz a equação + = 0. • Qual ∈ ℝ satisfaz a equação ∗ = 1 São as operações de subtração e divisão, − e / que fornecem a solução para esses problemas.
unidade de aritmética e lógica na qual essas operações foram implementadas de acordo com os padrões do IEEE 754. Eu nunca tinha me detido em pensar nessas questões, Filósofo!
aritmética e lógica. Linguagens como Python, Java e as .net trabalham com máquinas virtuais que obedecem o padrão IEEE 754 em suas implementações. Assim, todas as operações lógicas, comparações e as operações elementares +, −, ∗ , / e já satisfazem o padrão IEEE 754.
IEEE 754 estão limitados à faixa (−, +), perdemos também a propriedade do fechamento. Isto não será tão problemático pois os sistemas IEEE 754 nos informarão com mensagens do tipo NaN (Not A Number).
do tipo +Inf, -Inf ou NaN nos casos excepcionais. Portanto, para nossos programas não travarem, temos que incluir rotinas para tratamento desses tipos de erro.
mais significativos da fração são iguais e, na subtração, eles se cancelam, restanto os últimos. Como, com 99 ,99% de certeza, os floats32 apresentam erro na 24ª casa binária da fração, após a normalização, esse erro é então promovido para as primeiras casas. 0 0 0 0 X X
que, para = 294.001, = − 294. = 0.00099 ⋯ 76 ≅ 0.001. Dos 15.7 dígitos, perdemos 1/3, ficando com 10.2 – uma boa margem de confiança. Claro que, quanto maior a quantidade de bits na fração, melhor a aproximação. É o motivo fundamental de Python, dos Físicos e Engenheiros usarem precisão dupla.
elementar no IEEE 754. Como é o condicionamento de ? Então Loirinha, seja r a função radiciação, = , para ≥ 0. Sabemos que = 1 2 , ≠ 0 . Assim temos, para > 0: = = 1 2 .