que aconteceria, em termos de extremos, neste início de Século 21: 1. Extremos da Geopolítica (Guerras da Ucrânia, da Palestina e outras pelo mundo afora). 2. Extremos da Política Nacional (tentativa de golpe de estado em 08 de Janeiro no Brasil). 3. Extremos da Segurança Pública (grande avanço do crime organizado no Brasil). 4. Extremos do Clima (no mundo todo e no Brasil em particular). 5. Extremos da Tecnologia (disrupção digital e Inteligência Artificial). E R I C H O B S B A W M
de prospecçãode futurose formulação de estratégiade longoprazo, temas, aliásnosquaisse destacoucom louvor em meadosdo Século20 com a criação da Codepee o Padre Lebret, precursoresda Sudene.
de desenvolvimento de Pernambuco, assim como o brasileiro, gestado em meados do século passado, simplesmente esgotou-se sem que se saiba ainda pelo que será substituído. Urge, portanto, discutir, seriamente, que futuro precisamos para o Estado.
verdadeiro quebra-cabeças histórico desmontado que deve valer-se da Avenida Dantas Barreto como uma “sutura” urbanística reconectadora do território fragmentado.
a sequência de praças históricas, desde a atual Praça da República, sede do pioneiro parque de Maurício de Nassau, até à praça da “apoteose”, na frente da Bacia do Pina, comemorativa dos 500 Anos do Recife.
Recife precisa para marcar espacialmente seu pioneiro aniversário de 500 anos. Assim como o Centro do Recife, em especial a ilha de Antônio Vaz, pode ser considerada a “apoteose” do Parque Capibaribe na cidade, a saída Dantas Barreto na Bacia do Pina pode ser considerada a “apoteose” do Centro da cidade.
o planoRecentrona Rota do Futuroproduziráo redesenhodo novo quebra-cabeçasdo Centro do Recife, com destaquepara a Ilhade Antônio Vaz, de modo a que seja possívelremontá-lo, peçaporpeça, atéque em2037 a suanova imagem jáfaçaplenosentidopara todosos recifensese para o mundo.
pilar científico e tecnológico que incorpore o conhecimento milenar dos povos originários e das comunidades locais favorecendo a sociobioeconomia de saudáveis florestas em pé e de rios fluindo, além de contribuir para tornar a população da região de classe media de renda” C a r l o s N o b r e
Inovação Empreendorismo Dinâmico Infraestrutura Adequada Educação de Alta Qualidade VISÃO 2037 Em2037, quandodo aniversáriode 500 anosdo Recife, Pernambuco seráum Estado maisprósperoe com maisqualidadede vidae justiçasocial se adequandoàs exigênciasdas mudanças climáticasmas tirandoo máximo proveitodistopara a geraçãode energialimpae maisbaratapara o desenvolvimento do Estado.
de sua contribuição individual para o aquecimento global. 2. Não derrube nem deixe derrubar nenhuma árvore e, sempre que possível, plante quantas puder. 3. Comece a dizer que a saída do Brasil é tornar-se uma Potência Ambiental, a maior do mundo. 4. Procure engajar-se em movimentos de discussão do futuro sustentável de Pernambuco. 5. Não deixe mais ninguém dizer que o Recife não tem jeito. EM RESUMO
de reggae. Neste concerto em Haifa ele pediu a 3.000 muçulmanos e judeus que se reunissem e aprendessem a canção “One Day” em menos de uma hora. Não só isso, aprenderam a cantar e harmonizar a letra em três línguas diferentes, o concerto resultante é um espetáculo deslumbrante de unidade e beleza. Isto significa alcançar a unidade entre os seres humanos, independentemente de raça, credo e divisões políticas.