Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

Estágio Supervisionado em Jornalismo I

Andres Kalikoske
November 10, 2015
31

Estágio Supervisionado em Jornalismo I

Andres Kalikoske

November 10, 2015
Tweet

Transcript

  1. COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM JORNALISMO » Curiosidade, espírito

    investigativo e crítico, capacidade de identificar problemas em empresas de mídia e apontar soluções. » Habilidade para realizar leituras orientadas (compreender profundamente o que lê) e redigir textos de maneira clara e concisa. » Capacidade de análise, raciocínio lógico, comparação, contraste de diferentes realidades, definições e conceitos. » Capacidade de identificar problemas práticos em empresas de mídia, realizando um diagnóstico profundo sobre causas e consequências. » Capacidade de oferecer para empresas de mídia soluções éticas, viáveis e eficazes para a resolução dos problemas identificados, com base na literatura pesquisada. » Capacidade de apresentar diagnósticos para empresas de mídia (por escrito e oralmente) e lidar com críticas.
  2. ETAPAS Escolha da empresa de mídia Identificação do problema/oportunidade Entrega

    Aplicação à realidade Proposta de solução Entendimento aprofundado do problema Diagnóstico preliminar e teorização
  3. O QUE É ESPERADO DO(A) ALUNO(A) NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM

    JORNALISMO? Desenvolvimento de um texto de 30 páginas apresentando a empresa de mídia a ser analisada e suas especificidades no mercado de comunicação; identificação do problema, seu diagnóstico e oportunidades de melhoria, com detalhes precisos sobre a empresa, os envolvidos, os processos centrais que serão abordados, um histórico da situação, as causas e os efeitos do problema identificado na empresa de mídia. É fundamental apresentar evidências concretas da existência do problema, analisando elementos que o comprovem, entrevistando colaboradores da empresa, citando fatos, indicadores, e todos os dados possíveis e relevantes . Definido e analisado o problema, são também apresentados os pontos específicos do projeto, que podem ser expressos de forma variada: perguntas básicas que se apresentam para estudo; afirmações sobre os diferentes aspectos do problema identificado; tópicos a serem investigados, etc.
  4. ESCOLHA DA EMPRESA DE MÍDIA A escolha da empresa de

    mídia pode surgir a partir de uma dificuldade prática enfrentada pelo estudante, de sua curiosidade sobre determinado meio de comunicação, de desafios encontrados na leitura de livros ou artigos, ou ainda, visando uma melhor compreensão de teorias e conceitos que estabeleçam diálogo com a empresa escolhida. A partir da definição da empresa de mídia o estudante deve desenvolver uma discussão, partindo para a etapa da problematização. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA O problema se trata de uma interrogação que considere uma obscuridade social, uma dificuldade ainda sem solução, uma situação não resolvida em determinada empresa de mídia, e que seja objeto de discussão ou discordância na empresa ou em determinada sociedade. PROBLEMATIZAÇÃO Enquanto a escolha da empresa de mídia e a identificação preliminar de seu problema é uma proposição até certo ponto abrangente, como algo que se deseja desenvolver, a formulação de sua problematização é mais específica: indica quais são as dificuldades que se pretende resolver.
  5. DEVE AGUÇAR A CURIOSIDADE DO(A) ESTUDANTE A problematização deve ser

    uma interrogação do(a) próprio(a) estudante que está disposto(a) a realizar o diagnóstico e a propor soluções. Não deve ser encarado como um fardo, mas como uma oportunidade de elucidação e crescimentos pessoal e profissional. APROXIMAÇÃO AO REFERENCIAL TEÓRICO Uma pesquisa da empresa de mídia é fundamental para que o(a) estudante tenha subsídios para elaborar a problematização. Trata-se acercar-se do problema escolhido com uma extensa revisão de literatura, pesquisando previamente as obras que lhe fazem referência, os documentos e dados que podem qualificar seu trabalho em uma perspectiva crítico-colaborativa.
  6. COMO DENIFIR OS OBJETIVOS? Identificando as ações que o(a) estudante

    necessita implementar para resolver o problema identificado na empresa de mídia. Os objetivos são as promessas do estudante e um indicativo sobre os caminhos que o relatório irá percorrer para resolver a questão previamente problematizada. Nesse sentido, são as ações que necessitam ser colocadas em prática. Ambos – objetivos geral e específicos – precisam apresentar unidade, harmonização e coerência. FORMA DE ENUNCIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO É pela clareza alcançada no delineamento dos objetivos que se consegue estabelecer mais facilmente a metodologia e planejar a execução da investigação. Geralmente são elaborados um objetivo geral e em torno três ou quatro específicos, enunciados com verbos no infinitivos. EXEMPLOS DE ENUNCIAÇÃO • Examinar • Analisar • Identificar • Avaliar • Verificar • Implementar • Observar • Investigar
  7. OBJETIVO GERAL Indica uma ação ampla, por isso deve ser

    elaborado com base em um problema previamente identificado na empresa de mídia considerada. Essa ação ampla costuma ser de difícil execução e avaliação se não ocorrer sua tradução em objetivos específicos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Devem descrever ações pormenorizadas, que desmembrem e ofereçam detalhamento às questões para a solução do objetivo geral. Conhecidos e estabelecidos os focos menores, tem-se um caminho mais seguro para desenvolver um percurso mais convincente para chegar em uma solução.
  8. SEMANA 20/08 A 24/08 Contrato pedagógico do Estágio Supervisionado em

    Jornalismo I SEMANA 27/08 A 31/08 Entrega da escolha da empresa de mídia e da identificação do problema/oportunidade SEMANA 03/09 A 07/09 Entrega dos objetivos geral e específicos