Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

Ipiranga

 Ipiranga

Projeto Cinema Ipiranga ao ar livre

danieloliveira

October 27, 2011
Tweet

More Decks by danieloliveira

Other Decks in Business

Transcript

  1. Introdução Em todas as sociedades primi3vas, determinados momentos na vida

    de seus membros eram marcados por CERIMÔNIAS ESPECIAIS, conhecidas como ritos de iniciação ou de passagem. Essas cerimônias, mais do que representarem uma transição par3cular para o indivíduo, representava igualmente a sua progressiva aceitação e par3cipação na sociedade na qual estava inserido, tendo, portanto, tanto o cunho individual quanto o cole3vo.
  2. Introdução Desses “encontros” saiam grandes revelações que mo3vavam toda uma

    comunidade. Um princípio que hoje vale para o encontro das marcas com os consumidores, fazendo de uma ação cole3va, uma oportunidade com ganhos para todos, para a marca que proporciona um momento único e para a comunidade que é pres3giada com um grande acontecimento.
  3. Introdução Pensando nisso, desenvolvemos para a Ipiranga uma estratégia que

    tem como obje3vo trazer mais relevância para a marca em um mercado de baixa penetração – norte e nordeste. Ao mesmo tempo proporcionar para as pessoas destas regiões um momento único para ficar em suas lembranças, um momento especial que sempre será atribuído à Ipiranga.
  4. FATO A chegada de um novo posto de gasolina a

    qualquer localidade é um fato que pode levar à mudança de hábitos, trajetos (a pé ou de carro) e até de consumo da população que circula por ali. Porém, mais do que ressaltar a presença de um posto na região, queremos aproximar as pessoas tanto da marca quanto de uma experiência relevante, estabelecendo uma relação afeKva com toda a comunidade.
  5. Para criar essa relação entre a comunidade e a marca,

    não iremos focar a ação na existência de pontos Vsicos na região. E, sim, trabalharemos com um formato mais lúdico e emocional, fazendo com que a Ipiranga proporcione algo único para a comunidade.
  6. Para isso, nos apoiaremos em um grande espetáculo que emociona,

    encanta, envolve e fascina. Um espetáculo que está entre as maravilhas do mundo moderno e que nem sempre é acessível a todos. Promoveremos então:
  7. Ao promover uma ação que leva o cinema até as

    pessoas, estamos proporcionando acesso a cultura, lazer, conhecimento e entretenimento. Porém, mais do que isso, estamos transformando estas pessoas em indivíduos. Pessoas que passam a ter a oportunidade de ver, ao vivo, algo que até então não fazia parte do seu dia‐a‐dia. Com isso, além de ganharmos em exposição de marca, estamos nos aprofundando em um relacionamento muito mais forte, com ligação emocional por ter sido a marca que levou o cinema para a vida de cada cidadão. Uma relação forte e única.
  8. Para que essa relação seja concre3zada, teremos uma série de

    ações de divulgação em cada uma das regiões escolhidas, terminando com a apresentação do Cine Ipiranga, onde será apresentado uma sessão de cinema ao ar livre para toda a comunidade. Para a escolha das regiões, desenvolveremos um roteiro juntamente com a Ipiranga.
  9. No pré‐evento, concentramos as ações que visam divulgar o momento

    cultural na cidade e nas regiões próximas. Para isso, faremos um esforço com diferentes opções de abordagem para gerar expecta3va no público e es3mular toda a comunidade para o comparecimento neste evento especial.
  10. O Cardápio Iremos, portanto, apresentar um cardápio de opções com

    diferentes abordagens. Assim estruturamos não ideias fechadas, mas possibilidades que podem ser adotadas 100% ou em partes, levando‐se em conta a necessidade para cada região. Ou seja, um verdadeiro SELF‐SERVICE DE AÇÕES para que, ao final, consigamos a3ngir o obje3vo e realizar um grande espetáculo para a população.
  11. Para divulgarmos o Cine Ipiranga, começaremos as ações de divulgação

    na semana que antecede o evento. Dessa forma, atuaremos em diversos dias na localidade e regiões próximas, sempre com mensagens que chamem a atenção para a chegada do cinema e informando dia, horário e local do evento.
  12. Carro de Som Para falar com a população local u3lizaremos

    uma das mais tradicionais formas de comunicação: o carro de som. Por meio desse sistema, podemos criar um texto de fácil assimilação que fixe data e local de realização do Cine Ipiranga.
  13. Carro de Som Locução – carro de som Atenção! Está

    chegando na cidade uma novidade imperdível. Vem aí o Cine Ipiranga. Emoção e diversão para toda a família. Domingo, dia 18 de maio, às oito horas da noite, na nononon nononon. Não perca! Entrada franca. Venha e parKcipe deste grande dia. Cine Ipiranga. Apaixonado por cinema como todo brasileiro.
  14. Panfletagem Outra forma de divulgar a chegada do cinema a

    cidade será com a distribuição de folhetos. Para isso, faremos parceria com os principais comércios por onde a população costuma circular, como padarias, mercados, drogarias, restaurantes e etc. Além disso, em momentos específicos podemos contar com a par3cipação de promotores uniformizados para interagir com o público.
  15. Homem‐placa U3lizaremos a figura tradicional do homem‐placa com a comunicação,

    transformando‐o em homem‐cartaz para que seja incorporado ao cenário do cinema. Ele ficará circulando pelos pontos mais movimentados, atraindo a atenção das pessoas e gerando curiosidade da população.
  16. Faixas U3lizaremos, também, faixas espostas nos principais pontos da cidade.

    Para atrair a atenção das pessoas, atuaremos de duas formas diferentes: Incialmente colocaremos faixas com mensagens que remetam ao cinema, mas sem falar sobre a marca. Algum tempo depois, colocaremos as faixas com informações completas sobre o evento.
  17. Outdoor Trabalharemos, também, com os pontos de outdoor existentes por

    serem de grande visibilidade e já consagrados. Dependendo do que for exibido, podemos u3lizar essa mídia para explorar imagens que remetam ao filme em cartaz no Cinem Ipiranga.
  18. Press Kit Para envolver os principais formadores de opinião da

    cidade, enviaremos à jornalistas, apresentadores e rádios de maior sucesso da região, um Press Kit com materiais que divulguem a ação da Ipiranga. Um presente especial para essas pessoas e uma forma de fazer com que eles atuem espontaneamente na divulgação.
  19. No press kit colocaremos alguns dos materiais u3lizados na divulgação,

    além de um presente especial para formadores de opinão. Press kit
  20. Mídia Além disso, faremos testemunhais com os locutores mais influentes

    para que eles deem o seu depoimento e convidem toda a população para par3cipar deste dia inesquecível.
  21. A Ipiranga preparou um momento imperdível para toda a família.

    O Cine Ipiranga. Uma sessão exclusiva, com entrada franca que será exibida na nonono nononon. É só domingo, dia 18 de maio, às oito horas da noite. Você não pode perder esse dia inesquecível. Compareça! Locução – testemunhal rádio
  22. Ainda pensando em surpreender a população, faremos uma a3vidade diferenciada

    para gerar expecta3va quanto a chegada do cinema Ipiranga.
  23. Entrevistador – momento 1 No primeiro momento, um entrevistador, juntamente

    com a sua equipe, irá às ruas para conversar com a população. Ele irá interagir de forma diver3da com as pessoas ques3onando sobre a movimentação que está acontecendo na cidade e o que elas acham que vai acontecer. A par3r do momento em que as pessoas forem mostrando o conhecimento sobre o Cinema Ipiranga, o próprio entrevistador dará informações sobre o evento.
  24. Entrevistador – momento 2 Já, no segundo momento, o entrevistador

    irá novamente às ruas, porém, desta vez, falará abertamente sobre a ação da Ipiranga e sobre o dia, local e horário do evento. Podemos, ainda, incrementar esta ação com a par3cipação de um convidado especial. Para isso, u3lizaremos a seguinte estratégia:
  25. Entrevistador – ator U3lizaremos a presença de um ator de

    reconhecimento nacional para chamar a atenção do público e dar o seu aval ao evento. Para contarmos com esse ator, ao invés de entrar simplesmente com o pagamento pelos serviços, propomos que a Ipiranga entre como um patrocinador da cultura. Para isso, adotará uma peça que esteja em cartaz ao longo deste ano para patrociná‐la. Parte do dinheiro inves3do neste patrocínio será devolvido por meio de aba3mento do imposto de renda, conforme as exigências para inscrição na Lei Rouanet de incenKvo à cultura.
  26. Entrevistador – ator Este ator par3cipará em momentos marcantes, próximo

    da exibição do filme, para mo3var a presença dos visitantes e dar ainda mais credibilidade para o evento. Para a escolha do ator, levantamos alguns nomes de interesse que ainda devem passar pelo critério da Ipiranga, antes de avaliarmos a disponibilidade.
  27. O evento será marcado para acontecer sempre aos domingos, por

    volta das 20h, horário local, por ser um momento no qual as pessoas poderão se unir para assis3r o cinema Ipiranga. Sendo assim, já no final de semana, promoveremos uma ação com a chegada da carreta Ipiranga. Trata‐se de uma carreta totalmente adaptada para transportar os materiais e que será essencial para a realização do evento. Ela circulará pelas localidades até estacionar no ponto marcado para acontecer a sessão de cinema. Uma ação lúdica e que chama a atenção de todos:
  28. Para o dia de realização do Cinema Ipiranga, faremos mais

    algumas ações que visam incrementar este dia e marcar a presença da Ipiranga na vida das pessoas.
  29. Embalagem Atuaremos junto ao comércio local, icen3vando a venda de

    produtos relacionados ao tema cinema. Pipoqueiro: os vendedores de pipoca receberão saquinhos de papel reciclado, com a comunicação de Ipiranga para atuarem nas imediações do evento. Lanches: o mesmo acontecerá para os vendedores de lanches e cachorro‐quente. Para todos, disponibilizaremos também um avental, transformando‐os em “agentes culturais Ipiranga”.
  30. No local criamos um ponto de coleta seleKva onde serão

    colocadas lixeiras que depois ficarão como um “presente” para a região. Lixeiras
  31. Blimp – opcional No dia do evento, teremos blimp chamando

    a atenção para esta grande realização.
  32. Infláveis – opcional Outra opção é colocarmos nos arredores das

    telas de cinema, infláveis com ícones tradicionais deste momento.
  33. Brindes No dia do evento podemos, ainda, distribuir um brinde

    especial Ipiranga para ficar como lembrança deste grande acontecimento. Como sugestão, temos as seguintes opções:
  34. Almofadas Ipiranga para que a população possa se acomodar enquanto

    assiste confortavelmente o filme. Almofadas
  35. OBRIGADO! SÃO PAULO/2011 Tangran São Paulo Rua Valdir Niemeyer, 52

    Perdizes ‐ SP Tangran Rio de Janeiro Praia de Botafogo, 66/sala 1305 Flamengo ‐ RJ As ações aqui apresentadas foram idealizadas pela Tangran Comunicação e só poderão ser viabilizadas por meio da mesma, conforme lei de “Concepção Cria3va” – AMPRO As imagens u3lizadas neste projeto são meramente ilustra3vas, bem como as ideias que ainda devem passar por uma avaliação da Ipiranga.