O que é web semântica e como ela difere da web que conhecemos atualmente?

O que é web semântica e como ela difere da web que conhecemos atualmente?

Apresentação dada no
- Big Data Week 2015 (http://bigdataweek.com.br/) e no
- 5º Belo Horizonte Data Science Meetup (http://www.meetup.com/Belo-Horizonte-Data-Science-Meetup).

Descrição:
A Web é um espaço global que remove as barreiras de comunicação e interação onde milhares de pessoas se conectam para acesso, publicação e compartilhamento de informações. A vasta maioria do conteúdo (documentos) gerado e publicado on-line é feito através de páginas HTML ou outros formatos de compartilhamento de dados como arquivos CSV, XML, JSON, etc. Apesar de já existirem tecnologias consolidadas para captura, processamento e compartilhamento de informação, todo este conteúdo é criado principalmente para o consumo humano. Apesar deste ser o objetivo principal da web, imagine como excepcional seria se o conteúdo digital fosse também produzido para consumo das máquinas.

A web semântica como o próprio nome induz está relacionado com significado e entendimento. A Web semântica é diferente da web que estamos habituados porque ela trabalha no nível do significado e não da estrutura dos dados. Ela é um conjunto de conceitos e tecnologias que possibilitam a interconexão dos dados, sua representação semântica e o compartilhamento de forma que possam ser compreendidos pelos computadores.

Nesta apresentação serão abordados os principais elementos que caracterizam a web semântica buscando oferecer uma compreensão das tecnologias em uso. Os tópicos serão debatidos de forma inter-relacionada e teremos uma visão sobre bancos de dados de grafos e modelagem semântica, como a web semântica difere das tecnologias atuais de compartilhamento de dados e os três principais padrões – RDF, OWL e SPARQL – que ajudam a definir a web semântica.

Ffb8e27ac13efeea5e0fde3db521510e?s=128

Eduardo Miranda

November 23, 2015
Tweet