Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

É diversidade de fato ou só discurso?

Taís Oliveira
September 10, 2020

É diversidade de fato ou só discurso?

Apresentação realizada na semana de Relações Públicas da FMU.

Taís Oliveira

September 10, 2020
Tweet

More Decks by Taís Oliveira

Other Decks in Business

Transcript

  1. Relações-públicas pela FAPCOM, Mestre e doutoranda em Ciências Humanas e

    Sociais pela UFABC. Trabalha como Analista de Métricas e BI no terceiro setor, pesquisadora membra do NEAB-UFABC (Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros), do grupo de pesquisa Desigualdades Sociais no Brasil e do Grupo PARES (Pesquisa em Análise de Redes Sociais), também da UFABC.
  2. É diversidade de fato ou só discurso? Cabe às Relações

    Públicas agir junto aos centros decisórios das instituições, procurando estabelecer a harmonia entre o interesse público e o privado, contribuindo assim para amenizar as tensões resultantes das atitudes individuais (ANDRADE, 1989).
  3. É diversidade de fato ou só discurso? Profissionais de relações

    públicas devem saber como o poder opera em seus relacionamentos com os públicos, particularmente em relação a questões socialmente sensíveis quando os públicos podem sentir que seus interesses precisam ser representados delicadamente por porta- vozes organizacionais que os conhecem bem e possivelmente são ‘como’ eles (VARDEMAN-WINTER, TINDAL, JIANG, p. 281, 2013).
  4. É diversidade de fato ou só discurso? O capitalismo assimila

    as críticas que lhe são feitas, sem colocar em perigo sua lógica de acumulação. [...] As empresas não podem reconhecer que sua conduta é ilegal. Jamais vão admitir que suas práticas gerenciais são marcadas pelo racismo. Então falam em valorização da diversidade (COELHO JR, 2015).
  5. É diversidade de fato ou só discurso? A publicidade brasileira

    não acompanha as mudanças sociais, e os debates em torno de temas mais profundos são comumente resumidos a polêmica, ou o famoso jargão “mimimi”[...] temas que necessitam de profunda reflexão para a assimilação das novas conjunturas da sociedade são negligenciados por não serem considerados pertinentes aos negócios e estratégia de valorização da marca (MOURA, 2016).
  6. É diversidade de fato ou só discurso? É preciso voltar-se

    para os modos como a revolução neoliberal impactou o campo e a condução de lutas antirracistas, transformando-as em conhecimento técnico que pode ser vendido privadamente por consultores - muitos dos quais são antigos militantes - na forma banal de gestão da diversidade (GILROY, 2018).
  7. É diversidade de fato ou só discurso? Respeito à Multicultura:

    O respeito à Multicultura e as políticas que consideram as diferenças individuais devem permear todas as práticas éticas corporativas. As pessoas que formam a empresa devem ter um olhar e agir de forma sustentável do ponto de vista socioambiental e econômico. Considerando a Multicultura certamente estarão respeitando aspectos como a vida, a valorização do indivíduo, o ecossistema, as diferenças culturais religiosas e étnicas raciais, entre outras (SANTOS, 2015).
  8. É diversidade de fato ou só discurso? REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: ANDRADE,

    Cândido Teobaldo de Souza. Psicossociologia das relações públicas. 2ª edição. São Paulo: Loyola, 1989. COELHO JR, Pedro Jaime. Diversidade nas organizações: entre a riqueza cultural e a disputa política. In: MOURA, Cláudia Peixoto de; FERRARI, Maria Aparecida. Comunicação, Interculturalidade e Organizações: Faces e Dimensões da Contemporaneidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015 GILROY, Paul. Civilizacionismo, a “alt-right" e o futuro da política antirracista: um informe da Grã-Bretanha. Revista ECO-Pós, v. 21, n. 3, p. 17-34, 2018. MOURA, Gabriela. Mulheres e comunicação: um cenário que não desce redondo. In Meu amigo secreto: feminismo além das redes. Rio de Janeiro: Edições Rio de Janeiro, 2016. SANTOS, Fernando de Almeida. As 5 dimensões da Ética Empresarial. In Ética Empresarial – Políticas de responsabilidade social em 5 dimensões. São Paulo: Atlas, 2015. TINDALL, Natalie; JIANG, Hua. Intersectionality and publics: How exploring publics’ multiple identities questions basic public relations concepts. Public Relations Inquiry, v. 2, n. 3, p. 279-304, 2013.