Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

Da luta contra a carne

Da luta contra a carne

Caro concupiscit adversus spiritum
Da luta contra a carne

More Decks by Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso de Ligório

Other Decks in Education

Transcript

  1. CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO MARIA DE

    LIGÓRIO MANAUS/AM – SALVEMARIA.COM.BR Caro concupiscit adversus spiritum Da luta contra a carne
  2. CALENDÁRIO TRADICIONAL Sábado (30/09) S. Jerônimo, confessor e doutor Domingo

    (01/10) S. Telésforo, papa e mártir Segunda-feira (02/10) Santos Anjos da Guarda Terça-feira (03/10) S. Teresinha do Menino Jesus, virgem Quarta-feira (04/10) S. Francisco de Assis, confessor Quinta-feira (05/10) S. Plácido e companheiros, mártires menores Sexta-feira (06/10) S. Bruno, confessor
  3. Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de

    Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne REFERÊNCIAS: Teologia da Perfeição Cristã (Pe. Antonio Royo Marín, Magnificat, 2020)
  4. Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de

    Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne “Efetivamente, a carne tem desejos contrários ao espírito, e o espírito desejos contrários à carne: estas coisas (a carne e o espírito) são contrários entre si, para que não façais tudo aquilo que quereis.” (Gl 5,17)
  5.  Mundo e demônio: principais inimigos externos.  O mundo

    se vence com resistência às pompas e vaidades; o demônio não resiste ao poder sobrenatural de uma água benta.  Inimigo interno “sem quartel” e maior inimigo da nossa alma: a carne.  Vias: sede insaciável de prazer e horror instintivo ao sofrimento. Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne 1. Introdução
  6. 2. Sede insaciável de prazer  Tendência própria e característica

    de nossa sensualidade.  Horror ao sofrimento é consequência dessa tendência.  Concupiscência. Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne
  7. 2.1 Natureza da concupiscência  Apetite sensitivo.  Uma vez

    que a alma está em íntima união com o corpo, também participa dela.  O prazer, em si mesmo, não é mal; Deus o colocou em certas atividades naturais. Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  Pecado original  desequilíbrio das faculdades  apetites submetendo a razão.  Combate frequente (Rm 7,14-25; 2Cor 12,7-10).
  8. 2.1 Natureza da concupiscência  Prazer honesto x prazer desordenado.

     Muitas vezes, o uso dos prazeres lícitos serve de incentivo aos ilícitos. Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  É necessário, então, mortificar os prazeres lícitos.  As satisfações concedidas a um sentido despertam o apetite nos outros.
  9. 2.1 Natureza da concupiscência  A luta principal se estabelece

    em torno das duas inclinações mais necessárias à conservação do indivíduo e do gênero humano: a nutrição e a geração. Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  A concupiscência acarreta no desvirtuamento e busca unicamente o prazer, em detrimento do fim moral.  Consequência lógica: ruína do indivíduo e do gênero humano.
  10. Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de

    Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne Bispo Jacques Bénigne Bossuet, Tratado da concupiscência (1691): “O prazer pelo alimento os seduz: em vez de comerem para viver, parece que, como diziam os antigos e mais tarde Santo Agostinho, vivem só para comer. Contudo, há aqueles que sabem moderar o apetite e sentam-se à mesa pela necessidade da natureza. Porém, iludidos pelo prazer e arrastados para além
  11. Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de

    Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne “E quem ousará pensar nos outros excessos que se mostram de maneira muito mais perniciosa em outro prazer dos sentidos? Quem se atreverá a falar ou pensar neles, haja vista que não se pode falar sem se envergonhar e não se pode pensar no assunto sem perigo, ainda que seja para abominá-los e maldizê-los? Oh! Deus! Quem se
  12. 2.1 Natureza da concupiscência  Os prazeres da mesa preparam

    os da carne: a gula é a antessala da luxúria. Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  Impossibilidade de perfeição e comprometimento da salvação.  O homem sensual não está unido a Deus e perde totalmente o sentido das coisas divinas (1Cor 2,14).  A vida espiritual passa a ser vista como contraditória, senão impossível.  A lucidez e a razão são empregadas tão somente para a satisfação dos prazeres.
  13. 2.2 Remédios contra a concupiscência (segundo a razão natural) A)

    Mortificação das coisas lícitas  Precaução: nunca chegar na linha-limite das satisfações permitidas. Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  Presunção de autocontrole inabalável: “equilibrismo perigoso”.  “Rapidamente farão o que não é permitido os que fazem tudo o que é permitido.” (S. Clemente de Alexandria).
  14. B) Afeiçoar-se ao sofrimento e à Cruz  Sofrer com

    calma e serenidade a tristeza e a dor. Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  Recompensa ainda neste mundo: impossibilidade de sofrer/prazer na dor.  “Tornei-me incapaz de sofrer, pois todo padecimento me é doce.” (São João da Cruz).
  15. C) Combater a ociosidade  A semente da sensualidade encontra

    terreno fértil em uma alma desocupada. Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  A ociosidade é mãe de todos os vícios.  Excelência das ocupações intelectuais no combate às paixões sensuais.
  16. D) Fuga das ocasiões perigosas  A vontade mais enérgica

    pode sucumbir à dura prova de uma ocasião sugestiva. Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  Excitação dos sentidos, acendimento das fantasias, aumento da paixão, perda de controle e queda.  Necessidade de vigilância extrema sobre o sentido da visão.
  17. 2.3 Remédios contra a concupiscência (segundo a razão sobrenatural) A)

    Considerar a dignidade do cristão  O homem é muitíssimo superior aos animais (dignidade humana). Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  Participação na natureza divina (dignidade sobrenatural).  Filiação a Deus pela graça.
  18. A) Considerar a dignidade do cristão (cont.)  O bem

    sobrenatural de um único indivíduo ultrapassa o bem natural do universo inteiro. Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  Como pode o homem se deixar arrastar pelas paixões vis e se rebaixar ao nível dos animais?  “Não sabeis que vosso corpo é santuário daquele que habita em vós?... De fato, fostes comprados por alto preço! Glorificai, portanto, a Deus no vosso corpo.” (1Cor 6,19-20)
  19. B) Considerar o castigo do pecado  Motivo inferior. Congregação

    Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  Padecimento no purgatório ou inferno.  A dor que terá que suportar excede em muito o brevíssimo prazer do pecado.
  20. C) Recordar a Paixão de Cristo  Motivo inspirado no

    amor e na gratidão. Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  Consciência de que o pecado renova a causa da morte de Nosso Senhor.  Posto que Cristo padeceu na carne, é preciso romper com o pecado (cf. 1 Pd 4,1).
  21. D) Oração humilde e perseverante  Sem a graça de

    Deus, é impossível vencer a concupiscência (Sb 8,21; Eclo 23,6; 2Cor 12,7-9). Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  Condições da oração: - Orar para si mesmo; - Pedir coisas necessárias à salvação; - Piedade: humildade, confiança, em nome de Cristo e atenção; - Perseverar.
  22. E) Terna e profunda devoção a Nossa Senhora  Medianeira

    de todas as graças, advogada e refúgio dos pecadores. Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  Devoção terna e invocação confiante na hora do perigo são infalíveis.
  23. F) Frequência aos sacramentos  Confissão: não somente apaga os

    pecados passados como nos preserva dos futuros. Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  A frequência deve se dar conforme as forças necessárias para não cair e não para reerguer-se após a queda.  Eucaristia: eficácia soberana contra a concupiscência.  Purificação da nossa carne após o contato com a carne puríssima de Nosso Senhor.
  24.  Segundo aspecto da luta contra nossa própria carne. Congregação

    Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne 3. Horror ao sofrimento  Não representa uma oposição tão imediata para a nossa salvação, porém é o mais terrível impedimento para a nossa santificação.  Amor ao sofrimento.
  25. 3.1 Necessidade do sofrimento A) Para reparar o pecado Congregação

    Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  Todo pecado carrega consigo algum prazer ou satisfação.  Balança da divina justiça: prazer x dor  Necessidade de unir-se às dores de Cristo (completá-las).  Paga-se até o último centavo, nesta ou na outra vida.
  26. 3.1 Necessidade do sofrimento B) Para a santificação da alma

    Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  Processo cada vez mais intenso de incorporação a Cristo (cristificação).  “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” (Mt 16,24).  Santificação = cristificação = sacrifício.
  27. 3.1 Necessidade do sofrimento “Se em algum tempo, meu filho,

    alguém quiser persuadi-lo – seja ele prelado ou não – a seguir alguma doutrina de liberdades e facilidades, não lhe dê crédito nem a abrace, ainda que ele a confirme com milagres. Dê, antes, preferência à penitência e ao amor desapegado de todas as coisas; e não busque a Cristo sem cruz.” Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne
  28. 3.2 Excelência do sofrimento  Sede de padecer que devora

    a alma dos santos. Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  A dor deveria ter mais atrativos para o cristão do que o prazer para o pagão.  O prazer é passageiro, mas o ter sofrido bem deixará marcas para a eternidade.
  29. 3.2 Excelência do sofrimento A) Expia nossos pecados Congregação Mariana

    da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  Pena temporal.  É preferível pagar nesta vida, com sofrimentos menores e meritórios, o que pagaríamos no purgatório, com maior sofrimento e sem méritos para a vida eterna.  O débito que contraímos diante de Deus será saldado de uma forma ou de outra.
  30. 3.2 Excelência do sofrimento B) Submete a carne ao espírito

    Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  A carne tende a dominar o espírito.  Submissão à força de chicotes e privações.  Quanto mais comodidades de oferece ao corpo, mais exigente ele se torna.
  31. 3.2 Excelência do sofrimento C) Desprende-nos das coisas da terra

    Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  Através do cristal das lágrimas, a atmosfera da terra tem aparência turva e asfixiante.  A alma suspira pela pátria eterna.
  32. 3.2 Excelência do sofrimento D) Purifica-nos e nos embeleza Congregação

    Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne A “lima do sofrimento” embeleza a alma. O pecado tira a beleza da alma (desordem).
  33. 3.2 Excelência do sofrimento E) Tudo alcança de Deus Congregação

    Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne Deus se deixa vencer pela debilidade dos que sofrem. “Bem aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mt 5,5)
  34. 3.2 Excelência do sofrimento F) Faz-nos verdadeiros apóstolos Congregação Mariana

    da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  Solidariedade entre os membros do Corpo Místico de Cristo.  Deus aceita a dor que uma alma oferece pela salvação de outra.  Quando tudo mais tiver fracassado, ainda restará a dor para salvar uma alma extraviada.
  35. 3.2 Excelência do sofrimento G) Assemelha-nos a Nosso Senhor e

    Nossa Senhora Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  Redentor e Corredentora.  Nossa Senhora: Rainha dos Mártires.  Vergonha de viver sem chagas (São Boaventura).
  36. 3.3 Graus de amor ao sofrimento A) Não omitir nenhum

    de nossos deveres em razão do sofrimento que nos causam Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  Omissão de dever grave  pecado mortal  Omissão de deveres leves: ligados aos deveres de estado.  Renúncia aos deveres ordinários X autoimposição dos extraordinários
  37. 3.3 Graus de amor ao sofrimento B) Aceitar com resignação

    as cruzes que Deus permite ou envia Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  Grau mais perfeito que o anterior.  Enfermidades, perseguições, frio, calor, humilhações públicas, trabalhos duros etc.  Deus se vale das situações e das pessoas que nos rodeiam para que alcancemos a santidade.
  38. 3.3 Graus de amor ao sofrimento C) Praticar a mortificação

    voluntária Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  De acordo com o estado e a situação da alma.  À medida que a alma progride, Deus se mostra mais exigente, porém aumenta suas forças.  Necessidade de intermediação de um diretor espiritual.
  39. 3.3 Graus de amor ao sofrimento D) Preferir o sofrimento

    ao prazer Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne Desejar o sofrimento. Horror instintivo a tudo que possa satisfazer os sentidos. Acostumar-se com a dor.
  40. 3.3 Graus de amor ao sofrimento “Procure inclinar-se: não ao

    mais fácil, senão ao mais difícil; não aos mais saboroso, senão ao mais insípido; não ao mais agradável, senão ao mais desagradável; não ao descanso, senão ao trabalho; não ao consolo, mas à desolação; não ao mais, senão ao menos; não ao mais alto e precioso, senão ao mais baixo e desprezível; não a querer algo e, sim, a nada querer; não a andar buscando o melhor das coisas temporais, mas o pior; enfim, desejar entrar por amor de Cristo no total despojamento, vazio e pobreza de tudo quanto há no mundo.” (SÃO JOÃO DA CRUZ) Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne
  41. 3.3 Graus de amor ao sofrimento E) Oferecer-se a Deus

    como vítima de expiação Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  Grau mais profundo, perfeito e elevado.  Inteiramente fora das vias ordinárias da graça. “Chamar-se vítima é fácil e agrada ao amor-próprio, mas fazer-se vítima exige uma pureza, um desprendimento das criaturas, um heroísmo que se abandona a todo sofrimento, a toda humilhação, a inefáveis obscuridades tão inesperadas, que tenho por louco ou milagroso aquele que, nos princípios da vida espiritual, pretende fazer o que o Divino Mestre não fez senão por graus.” (Madre Maria Teresa do Coração de Jesus)
  42. 3.3 Graus de amor ao sofrimento E) Oferecer-se a Deus

    como vítima de expiação (cont.) Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso Maria de Ligório – MANAUS/AM salvemaria.com.br Caro concupiscit adversus spiritum – Da luta contra a carne  Motivos sobrenaturais: reparar a Glória de Deus ultrajada, libertar as almas do purgatório, atrair a misericórdia divina sobre a Santa Igreja, sobre a pátria, sobre uma família ou alma determinada etc.  Fundamento dogmático: solidariedade sobrenatural.  Apenas almas santas, escolhidas por Deus para salvar outras.