Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

Novo Paradigmas da Computação em Nuvem

Novo Paradigmas da Computação em Nuvem

22/05/2018 - SEFAZ/ES

Alexandre Gomes

May 24, 2018
Tweet

More Decks by Alexandre Gomes

Other Decks in Technology

Transcript

  1. NETWORKING STORAGE SERVERS VIRTUALIZATION OS MIDDLEWARE RUNTIME DATA APPLICATIONS on

    premise NETWORKING STORAGE SERVERS VIRTUALIZATION OS MIDDLEWARE RUNTIME DATA APPLICATIONS infrastructure as a service NETWORKING STORAGE SERVERS VIRTUALIZATION OS MIDDLEWARE RUNTIME DATA APPLICATIONS platform as a service NETWORKING STORAGE SERVERS VIRTUALIZATION OS MIDDLEWARE RUNTIME DATA APPLICATIONS software as a service
  2. t $

  3. t $

  4. For many years, we pushed the Facebook front end three

    times a day using a simple master and release branch strategy (…) We decided to move facebook.com to a quasi- continuous “push from master” system in April 2016 (…) in April 2017 we enabled 100 percent of our production web servers to run code deployed directly from master. “ https://code.facebook.com/posts/270314900139291/rapid-release-at-massive-scale/
  5. 200. De maneira geral, os gestores públicos não têm incluído

    em seu planejamento ações envolvendo computação em nuvem. (...) Um contraponto é que os dados críticos ou sigilosos teriam pouca representatividade face ao total do que pode ser migrado para a nuvem, e que se faz necessária análise mais profunda sobre a classificação da informação antes de se excluir a possibilidade de contratar serviços na nuvem. “
  6. 258. Muito se polemiza acerca dos riscos de adoção de

    computação em nuvem pela administração pública, principalmente no tocante à segurança da informação. Porém, já é realidade a adoção extraoficial de serviços na nuvem pelos seus funcionários, muitas vezes sem o conhecimento da área de TI “
  7. 261. Também é importante frisar que a computação em nuvem,

    apesar de introduzir certos riscos, como os derivados da terceirização e do compartilhamento de recursos, mitiga uma série de outros [riscos] tão comuns à tecnologia da informação, como a falta de capacidade de expansão e a demora na implantação de ambientes ou sistemas. “
  8. 274. O levantamento teve o objetivo de identificar riscos em

    contratações de serviços de TI sob o modelo de computação em nuvem pela APF. (…) Foram identificados diversos benefícios do uso de computação em nuvem (…) No âmbito da Administração Pública Federal (APF), foram levantados, ainda, benefícios adicionais da adoção de computação em nuvem (…) Entretanto, as iniciativas de uso de serviços de computação em nuvem ainda constituem exceção no âmbito da APF (…) “
  9. 278. Desse modo, um provável represamento de projetos dessa natureza,

    por limitações de capacidade das empresas públicas de TI, pode levar ao não aproveitamento de oportunidades geradas por essa nova tecnologia. (...) “
  10. 279. (…) Há vários riscos relativos à segurança da informação

    que necessitam ser observados pelo gestor, mas há de se considerar também que as defesas baseadas em nuvem muitas vezes são mais robustas, escaláveis, eficientes e baratas se comparadas às soluções internas, em razão da especialização e do ganho de escala. “
  11. 280. (…) pode-se iniciar com aplicações públicas e não críticas,

    com baixo risco de segurança da informação. “
  12. 8. Especificamente quanto à administração pública, foram enfatizados os seguintes

    benefícios: (a) maior agilidade (…) ; (b) suporte a iniciativas de Big Data e Dados Abertos (…) (c) atendimento a picos de demanda de serviços (…); (d) (…) redução de oportunidades de desvios e irregularidades (…); (e) agilidade e economia (…). “