geométrica que o Newton, que falava em fluxões. Sim Loirinha. Newton pensava mais fisicamente nas coisas. Pensava em fluxos, velocidades e acelerações.
é um sinônimo de “hard analysis” Acredite se quiser, Loirinha! Um bom Cálculo Numérico exige conhecimentos mais profundos de alguns aspectos teóricos da matemática do contínuo.
t é tempo e y posição. Então ↦ = () descreve como varia a posição de um ponto (um carro) sobre o eixo-y (uma estrada) em função do tempo. tempo posição
(azul) por (0 , 0 ) e (1 , 1 ). Quando 1 → 0 teremos 1 → 0 e, como assumimos que a curva é suave, a reta passa de secante à tangente (vermelha) por (0 , 0 ).
∆ ∆ será a velocidade instantânea na posição 0 . A ideia de Newton! Surfista, você não pode dividir por zero. Além disso teremos também 1 = 0 de forma que o quociente Τ ∆ ∆ ficará indeterminado!
evanescentes? E o que são esses mesmos incrementos evanescentes? Eles não são, nem Quantidades finitas, nem Quantidades infinitamente pequenas, não são nada. Não poderíamos chamá-las de fantasmas de quantidades mortas?
triângulo rosa Τ ∆ ∆ = , onde é o ângulo do vértice (0 , 0 ). A inclinação da reta secante. Repetindo: A inclinação da reta secante dá a velocidade média!
perdemos o ângulo que mede a inclinação da reta tangente. O valor numérico de dá a velocidade instantânea em 0 . Porque é o limite das velocidades médias.
intimamente ligado ao contínuo dos números reais”. Atenção Surfista, na abertura do texto, de história do Cálculo, logo no 2º parágrafo os autores falam de números.
chapéus de bruxa! Vou usar funções chapéu na construção. O formato dos chapéus será como abaixo: 1. Largura variável L, e altura fixa 1. 2. Abas com largura L/3 e a base do cone também.
+ 21 chapéus t 1 1 ℎ3 1/33 1/32 1/31 7 = 20 + 21 + 22 chapéus • A 1ª função, ℎ1 : [0,1] → ℝ, será a da figura anterior, com = 1. • Na 2ª, ℎ2 : [0,1] → ℝ, substituímos as abas da 1ª por 2 chapéus de largura /3. • Na 3ª, ℎ3 : [0,1] → ℝ, substituímos as abas dos 2 chapéus acrescentados por 22 chapéus de largura /32. • Assim por diante – construiremos uma chapelaria!
para cada ∈ 0,1 por ℎ = lim →∞ ℎ . Chapéus com uma infinidade de tamanhos. A função ℎ: [0,1] → ℝ é contínua. Porém possui uma infinidade de pontos “angulosos”, isto é, não é derivável numa infinidade de pontos de seu domínio.
ℎ: [0,1] → ℝ possui uma infinidade de pontos de descontinuidade. Mestre, o gráfico de ℎ é uma escadaria muito diferente da escadaria da igreja da Penha. É uma escadaria muito doida!
medida de comportamento de uma função é a sua taxa de variação (de crescimento ou decrescimento) em cada ponto. Que papo careta! Problemas não são crianças para receber nota sobre comportamento.
é maior que algumas centenas de unidades, como ∆ ≅ , 0 |∆|, o valor de ∆ não será exageradamente maior que o de |∆|. E os retornos ↦ = (), mediados pelo computador, não serão prejudicados.
condicionado. f 0 (0 ) ∆ ∆ Porém, quando o valor de , 0 é muito grande, da ordem de milhares de unidades, a propagação de uma perturbação |∆|, mesmo pequena, poderá prejudicar o resultado ↦ = .
para grandezas atômicas, mas nem entra em cogitação para uma viagem de avião. É importante observar que medidas absolutas dependem da ordem de grandeza das coisas.
existe também o condicionamento relativo. Ele é dado pelo limite do quociente entre as variações relativas da em Τ , (∆)() (), e do argumento em Τ , ∆ : (, ) = lim ∆→0 Τ |(∆)() ()| Τ |∆ | , desde que as divisões sejam possíveis, é claro.
Singles, Doubles ou Quads (32, 64 ou 128 bits). Lembrem-se nos computadores (leia IEEE 754/2008) o erro relativo é sempre o Eps, que independe dos números envolvidos.
Kingdom Tower tem 1.000 de altura e uma base ≈ 100. Se nosso edifício de erro relativo tivesse uma base igual, sua altura seria de 100 = 100 × 1.000 E pensar que o nosso Pão de Açúcar tem míseros 395!
mais significativos da fração são iguais e, na subtração, eles se cancelam, restanto os últimos. Como, com 99 ,99% de certeza, os floats32 apresentam erro na 24ª casa binária da fração, após a normalização, esse erro é então promovido para as primeiras casas. 0 0 0 0 X X
melhor a aproximação. É o motivo fundamental de Python, dos Físicos e Engenheiros usarem precisão dupla. Trabalhando com precisão dupla (float64) conseguimos uma resposta correta, posto que, para = 294.001, = − 294. = 0.00099⋯ 76 ≅ 0.001. Dos 15 dígitos ficamos com 10.2 – uma boa margem de confiança.
elementar no IEEE 754. Como é o condicionamento de ? Então Loirinha, seja r a função radiciação, = , para ≥ 0. Sabemos que = Τ 1 2 , ≠ 0 . Assim temos, para > 0: = = Τ 1 2 .
estimará também os erros absoluto e relativo propagados por f em a partir de () e Eps. Vamos mostrar o programa prometido. Ele receberá: • a expressão () da função f , • a expressão de sua derivada , • o valor de .