é muito simples: 1. Dividimos o intervalo [, ] em vários subintervalos – o total de anões; 2. Em cada sub-intervalo usamos uma polinomial de grau baixo – os anões.
, = 0 , 1 , … , de [, ], 3. Um valor para cada ∈ , . • Retorna o gráfico de uma função linear por partes pelos pontos ( , ), utilizando a interp1d( ). Fiz um programa que:
A expressão de uma função : [, ] → ℝ, 3. Uma partição de , . • E devolve: 1. Uma tabela dos pares dos pares , ( ) , 2. Os gráficos de e da interpoladora linear por partes de Lagrange da função sobre a partição , . Agora faremos uma interpolação linear por partes de uma função : [, ] → ℝ.
de , de dimensão finita + 1. É essa característica que permite computarmos aproximações para equações diferenciais ordinárias e parciais através do método dos elementos finitos.
dos elementos finitos. Um aspecto fundamental da “hat function” ℎ3 é que ela é nula fora dos dois subintervalos que possuem o ponto 3 . Os matemáticos dizem: uma função a suporte compacto. O suporte da ℎ3 é o intervalo fechado [2.0, 4.0]. O suporte da função ℎ3 .
[a, b]; • é um espaço de funções polinomiais para as funções de forma; • Σ é o conjunto de graus de liberdade local. Para seu conhecimento: Um elemento finito é uma terna (, , Σ) na qual:
= − − No método dos elementos finitos elas recebem o nome de coordenadas baricêntricas, e são usadas as letras gregas , no lugar de , . Na construção dos elementos finitos lineares usamos as duas funções da base de Lagrange linear definidas no elemento = [, ]:
são quadráticas em cada par consecutivo de sub-intervalo de uma partição [, ] = { = 0 < 1 < ⋯ < = } do intervalo [, ] – os elementos finitos quadráticos. Anotaremos o espaço de funções quadráticas por partes por ( , ).
da scipy.interpolate mas agora para desenhar uma função quadrática por partes em cada subintervalo da partição. A única diferença foi no parâmetro kind.
mexicanos pontudos! Porque uma base do espaço das funções quadráticas por partes é constituída por chapéus-côco e “sombreros” mexicanos. Vejam nas próximas transparências.
2 = 2 suaviza a colagem, pois obriga a coincidência das retas tangentes. A interpolação polinomial por partes, de Hermite, exige, em cada ponto, a igualdade tanto do valor da função, como do valor da derivada da função. O dobro de condições.
o parâmetro é um array unidimensional com tamanho n, o número de pontos da partição do − . Já o parâmetro é um array bidimensional, com tamanho n x k, com ≥ 2. Para interpolar uma função f, o parâmetro será constituído por n pares , . Entretanto poderiam ser dois valores quaisquer.
′′ 2 = ′′ 2 obriga a mesma curvatura local para as duas curvas p e q que possuem o ponto (2 , 2 ) em comum. A curvatura local é o inverso do raio da circunferência osculadora – procure um livro de computação gráfica para mais detalhes. Observação